terça-feira, junho 14, 2005

Dia Primeiro

Este canto nasce de uma vontade que já vinha de há muito de partilhar com os outros um gosto antigo pela música, ou melhor dito, por alguma música, minha companheira de sempre. Não esperem nada de muito sofisticado nem sequer uma análise crítica e exaustiva.Os meus conhecimentos sobre a matéria são limitados, baseados na vivência e mais intuitivos que alicerçados em muitos conhecimentos técnicos, o que desde logo afasta qualquer tipo de pretensiosismo da minha parte. Leio, ouço, analiso segundo os meus padrões, e é tudo.E dado que a pretensão ficará arredada, não falarei de música clássica, limitando-me á faixa de música, habitualmente dita popular. Adianto mais, que as opiniões por mim aqui expressas não pretendem ser mais que isso.
Vê-las como uma análise crítica será então um equívoco.
Entretanto, e a talhe de foice, proponho-vos que colaborem sempre que se sintam tentados a isso. As portas do blog estão-vos completamente franqueadas, e as vossas opiniões serão sempre editadas.
*
Assim, este será um blog onde vos falarei de música, e onde espero que vocês me respondam. Onde aproveitarei para vos contar algumas histórias vividas, e espero que me contem algumas a mim, que, por minha vez, me encarregarei de divulgar. Aqui vos darei também conta daquilo que gosto mais e do que gosto menos, ou mesmo não gosto nada.
Mas não só. Se surgirem outros temas, decerto serão abordados. Lançados por mim ou por vocês.
Ah! e não será decerto um blog saudosista, de quem parou no tempo. A música de que falarei, será de ontem, mas seguramente também de hoje.
*
Os primeiros acordes de que me recordo, são escutados frente ao coreto do Jardim da Estrela, de mão dada com o meu padrinho. Todos os domingos de manhã, sem falta, desde que uma banda, geralmente a da GNR que ainda tem ali ao pé um quartel, lá toque. É também desse tempo, o adormecer sentado aos pés dele, que se sentava numa cadeira de baloiço a ouvir o Programa 2 da Emissora Nacional. Compreendam que tal música, por muita qualidade que tivesse, e agora sei que assim era, tinha um efeito soporífero numa criança como eu
A verdade é que os meus primeiros anos de vida, no que respeita á música, nunca tiveram nada de extraordinariamente assinalável, a não ser que vos fale das aulas de Canto Coral

19101147_95ca98bf43_o.jpg


no Liceu Pedro Nunes, leccionadas pelos inesquecíveis Professores Barral e Cirilo, nas quais o que se cantava tinha muito pouco a ver com o que os mestres queriam, e que originavam quase sempre em mim, ataques de riso de tal maneira incontroláveis, que raramente não acabava uma aula no corredor, posto fora por um dos sobreditos e respeitáveis professores.

Nota1 - Esta, é uma mera apresentação dos propósitos do blog. Mais logo, voltarei para começar com ele a sério

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home