terça-feira, junho 14, 2005

She Loves You versus Carol

A primeira vez que notei que havia algo mais debaixo do sol além do fado ou da música dos serões para trabalhadores, foi quando ouvi o She Loves You, dos Beatles, que foi cá divulgado antes do seu primeiro hit nas tabelas inglesas, o Love me do.
Já ouvia Elvis, que nunca me cativou por aí além, e mais alguma coisa que ia passando nas rádios, Ray Charles, Del Shannon, Peggy Lee. Na verdade, o Fever cantado pela Peggy será até, uma das canções da minha vida. Mas só comecei a apreciá-la devidamente muito tempo depois. O She Loves You é que leva tudo à frente e altera toda a visão que eu tinha até então da música. Na mesma altura, surgem as emissões em FM e é naquela onda do Rádio Club Português, que começo a ouvir um programa chamado Ritmo 64, cujo propósito, era divulgar a música anglo-americana. Durante 3 quartos de hora, entre as 21,15h e as 22,00, emitiam sem anúncios e cada canção era transmitida sem interrupção do locutor, que tinha uma intervenção muito reservada, limitando-a à menção do nome da música e do intérprete, permitindo assim a gravação das músicas integrais. E como na altura não havia programas de downloads de música, e os discos eram caros...Em determinado dia da semana, divulgava também os singles mais vendidos (segundo o New Musical Express) em Londres, que nessa altura era a capital do mundo da música popular.

A importância do fenómeno que então se desenvolve na Grã-Bretanha é tão grande, que se consegue expandir ao mercado dos EUA, até então quase impenetrável, dando lugar à British Invasion, da qual, os Beatles e os Rolling Stones, foram os percursores.
Os Stones, que se iniciaram como seguidores dos rythm’n’blues negros norte-americanos, estreiam-se por cá com um EP que incluía Carol, uma versão musculada da música de Chuck Berry, Can I get a witness, It’s all over now e Tell me, um dos primeiros originais da dupla Jagger/Richards. A seguir ao She Loves you/Twist and shout, deve ter sido o disco mais tocado nas discotecas e nas juke-boxes, que então ainda não eram só peça decorativa e de museu

Banda sonora: Not Fade AwayRolling Stones

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home