domingo, abril 02, 2006

A Música na Publicidade

Volto hoje, após um interregno mais ou menos longo, e espero que desta, a estada seja para ter continuidade, embora nada se possa garantir.
Mas vamos ao que interessa. Sei que fiquei a meio de publicar as músicas que me foram marcando as décadas, e voltarei ao assunto. Hoje, o que trago é um tema que sempre achei interessante, as músicas de alguns spots publicitários, e a forma como tornam visíveis alguns nomes obscuros e outros que há muito tinham sido esquecidos.
Relativamente aos segundos, um dos exemplos é uma campanha relativamente recente de uma marca de lâminas de barbear, cujo fundo sonoro era o “On the road again”, dos Canned Heat, e que pôs muita gente a procurar de quem seria aquele excelente som.
Relativamente aos primeiros, um exemplo recentíssimo, é o clip do desodorizante AXE – pois é, é mesmo um bocado machista – e cuja música é de um bluesman que, penso eu, a maioria só agora, e à custa do tal spot, começa a conhecer: Johnny “Guitar” Watson. E no entanto, a sua obra já se estende por 5 décadas, embora não seja excepcionalmente extensa a discografia.
É um guitarrista versátil e prático. Di-lo a sua decisão de, na década de 70, quando a sua aura perdia fulgor, se transfigurar em guitarrista funky, passando pelo disco-sound com um sucesso que nunca tivera antes
Mas o melhor é ouvir-se mesmo a sua música, a começar por este Gangster of Love que ilustra o anúncio da AXE.


Johnny “Guitar” Watson – Gangster of Love

8 Comentários:

Blogger vague diz que...

É uma abordagem mto interessante a de 'ver' a música na publicidade.

Cada vez mais esta se socorre de apelos vários e estou agora a lembrar-me de uma música de um grupo português para um anúncio de telemóveis, q é mto... apelativa precisamente :)

A propósito, gosto desta música q toca. Obrigada :)

8:26 da tarde  
Blogger vague diz que...

EZ Special :)

7:00 da tarde  
Blogger menina da lua diz que...

Olá

vim parar ao teu blog entre as minhas pesquisas sobre musica e publicidade.É um tema deveras interessante. É mais ou menos esse o meu tema para a tese de mestrado que ando a fazer :)

7:52 da tarde  
Blogger Unknown diz que...

Olá...

Sou Proprietário de uma loja de Surf Sk8 e gostaria que me sugerissem uma música para as propagandas da minha loja.
Para que o meu cliente possa pegar uma identidade com a loja toda vez que a música comece.

Obrigado!

11:35 da manhã  
Blogger Lelo Martins diz que...

A música na publicidade é algo marcante mesmo, me lembro daquela do Guaraná Antartica, "pizza com Guaraná" e "pipoca com Guaraná"...


E para o dono da loja de SurfSk8, eu sugiro Bestie Boys, no começo de carreira, ou algo do The Offspring.

3:29 da manhã  
Blogger Amor de Pai diz que...

Olá,
Há 15 anos trabalho exatamente nesse ramo...música para publicidade, compondo, arranjando, arregimentando...Esse processo é chamado no meio publicitário de 'nacionalização'.São pagos os direitos e por um período previamente estipulado pode-se utiliza a obra.(música).
A propósito, o nome Spot é usado apenas para peças veiculadas em rádio.
Estou escrevendo meu "manual prático para música em publicidade' com glossário, breve período histórico da trilha sonora no Brasil etc etc etc...
Grande abraço a todos.

7:07 da tarde  
Blogger Dacsilva100 diz que...

Fala marcos, blz?
Vc comentou q está fazendo um manual prático para musica em publicidade. Aonde posso ter acesso a ele?
Obrigado,
danielazeredo@yahoo.com.br

5:39 da tarde  
Blogger Unknown diz que...

Trabalho com Produção de Áudio e crio Trilhas Sonoras para Spots, Vídeos, Games, Jingles. Uma Trilha Sonora pertinente e adequada faz a diferença na publicidade com certeza. No mei site existem várias Amostras de Trilhas para serem ouvidas e compradas, quem quiser escutar e dar uma opinião fique à vontade no www.targetaudio.com.br. Abraço.

9:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home