domingo, setembro 03, 2006

BeeGees vs Scissor Sisters

Na música, como afinal em tudo na vida, há sempre motivos de sobra para que nos surpreendamos.
Não há ninguém perfeito, e qualquer um de nós sabe que, no seu íntimo, em várias situações foi faccioso, injusto, tendencioso. Quem poderá dizer que uma vez na vida não teve dois pesos e duas medidas?
O que hoje aqui trago, na minha opinião, é muito curioso e exemplificativo do que afirmo: trata-se da manifesta dualidade de critérios com que determinadas correntes avaliaram em épocas diferentes, dois grupos muito semelhantes: os Bee Gees e os Scissor Sisters.
Gostei dos Bee Gees numa primeira fase, em que o grupo apresentava uma música bem construída e que se inseria perfeitamente no que de melhor se fazia então no âmbito da música anglo-saxónica. Teve dois ou três Lp’s de muito boa qualidade, um dos quais o que ilustra o post, e que continham músicas que marcaram uma época.
Mas no início dos anos 70, vem o declínio do grupo, que vê a sua criatividade definhar, e o consequente afastamento dos tops. Na altura, previa-se mesmo o desaparecimento do grupo marcado pelos 3 irmãos Gibb. Porém, o advento do “disco-sound” traz consigo uns Bee Gees reconstruídos, que terão conhecido então o pico mais alto da fama com músicas como “Stayin’ Alive” ou “You should be dancing”.
Mas grande parte da crítica não era nada favorável e apontava o grupo como sendo demasiado comercial e definitivamente rendido aos cifrões. Confesso que a mim também nunca me agradou esta fase (nem as seguintes) da música dos Gibb, em que se abusava dos falsetos e da falta de imaginação.
Ora é aqui que a coisa não bate certo: há uns tempos apareceu um grupo, Scissor Sisters, que sendo um quase decalque dos piores tempos dos Bee Gees, têm uma crítica muito favorável.
Ora ouçam e digam lá se não acham surpreendente?

Os Bee Gees dos bons tempos:


Os Bee Gees dos tempos…enfim:

…e os Scissor Sisters:
scissor3

5 Comentários:

Blogger Menina Marota diz que...

Já me penalizei pelas faltas que aqui tenho dado, sem ouvir as músicas que apresentas...
Dos Bee Gees houveram musicas de que gostei, outras nem tanto, apesar de não serem os meus favoritos.

Deixo um abraço carinhoso e boa semana se possivel com muita musica ;)

10:58 da tarde  
Blogger vague diz que...

Bird, onde andas?

4:17 da tarde  
Blogger vague diz que...

psiu,

4:43 da tarde  
Blogger Sonhador Acordado diz que...

Já tinha reparado nisso. Perguntava-me se ninguém se tinha ainda dado conta que os Scissor Sisters eram quase um remake dos Bee Gees, ou se seria dos meus ouvidos. Afinal não é impressão minha.
Realmente a dualidade da crítica é impressionante. Talvez tenha a ver com o restante panorama musical, que hoje em dia não é muito animador...

5:41 da tarde  
Blogger Nathalia Leme diz que...

Dá uma olhada nessa matéria sobre o Scissor Sisters que vai compôr um musical para a Broadway

http://mtv.uol.com.br/drops/drops.php?id=34771

11:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home