Rythm'n'Blues I
The Animals, liderados pela voz de Eric Burdon, o branco mais negro de Inglaterra,como então lhe chamavam,e pelo órgão avassalador de Alan Price(o órgão era quase uma novidade neste tipo de grupos),estourou nos tops em 25 de Junho de1964 com um tradicional, House of the rising sun, e tornaram-se assim, como o grupo britânico de Rythm’n’Blues mais importante, a par dos Rolling Stones, que na altura ainda não tinham atingido uma liderança indiscutível no mercado discográfica
Foi aliás desta corrente, de que foram percursores John Mayall, Alexis Korner e Graham Bond, influenciados pelos blues negros norte-americanos, que saíram grandes nomes da cena musical da primeira metade dos anos sessenta, alguns dos quais perduram até hoje, como Van Morrison, na altura vocalista dos Them, e autor de uma das mais vertiginosas canções então tocadas, Gloria, uma espécie de ponto de partida do que seria o hard-rock, no caso, com raízes irlandesas.
Foi aliás desta corrente, de que foram percursores John Mayall, Alexis Korner e Graham Bond, influenciados pelos blues negros norte-americanos, que saíram grandes nomes da cena musical da primeira metade dos anos sessenta, alguns dos quais perduram até hoje, como Van Morrison, na altura vocalista dos Them, e autor de uma das mais vertiginosas canções então tocadas, Gloria, uma espécie de ponto de partida do que seria o hard-rock, no caso, com raízes irlandesas.
Quando ouvi o Van cantar daquela maneira, fiquei verdadeiramente impressionado. Nunca tinha ouvido ninguém utilizar daquela maneira a sua raiva juvenil (ele era na altura um pós-adolescente). Curiosamente, o título de um LP lançado uns tempos depois tinha como título The Angry Young Them.
Ouvindo-os, veio-me a curiosidade de conhecer as suas influências e foi assim que cheguei a Howlin’ Wolf, Muddy Waters, John Lee Hooker...
E também a Sonny Boy Williamson, que no início do mesmo ano estivera na Grã-Bretanha no festival de Rythm’n’Blues de Birmingham, e tinha tido como grupo de apoio, um grupo de cinco rapazes chamado Yardbirds, no qual os solos de viola estavam entregues aEric "slowhand" Clapton
Banda sonora: Baby, please don’t go, Them
Ouvindo-os, veio-me a curiosidade de conhecer as suas influências e foi assim que cheguei a Howlin’ Wolf, Muddy Waters, John Lee Hooker...
E também a Sonny Boy Williamson, que no início do mesmo ano estivera na Grã-Bretanha no festival de Rythm’n’Blues de Birmingham, e tinha tido como grupo de apoio, um grupo de cinco rapazes chamado Yardbirds, no qual os solos de viola estavam entregues aEric "slowhand" Clapton
Banda sonora: Baby, please don’t go, Them
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home