sábado, novembro 12, 2005

Still Got the Blues


A revista Mojo deste mês vem acompanhada, como sempre, de um cd. Mas este é muito especial, uma vez que se trata de uma compilação que os autores pretenderam incluir músicas que tivessem tido influência na carreira musical de um dos maiores mitos de sempre da música: Jimi Hendrix, o mago da guitarra.
E sem dúvida que o disco vale a pena (até é de borla e tudo), porque se são incluídos nomes sobejamente famosos como Buddy Guy ou B. B. King, na colectânea também se incluem nomes menos conhecidos dos menos atentos aos blues, como Pop Staples ou Robert Petway.
Mas estes são nomes fundamentais na história dos blues, uma espécie de pais espirituais de Jimi (é só escutar os riffs das guitarras de Albert King ou Buddy Guy e fazer a comparação), e por isso, de escuta obrigatória para quem gosta.
O disco traça através de sonoridades muito ricas, um percurso através de 15 gravações, todas dignas de audição atenta, as raízes onde Hendrix, e outros nomes foram beber.


Steve Cropper, Pop Staples & Albert King
What’d I Say

Paralelamente, a revista traz-nos algumas curiosidades sobre uma época menos conhecida do guitarrista, durante a sua juventude, em que se exercitava com uma vassoura a substituir a guitarra, imitando Elvis Presley (até no penteado cheio de brilhantina) – ao contrário do que seria suposto, a primeira música que aprendeu a tocar foi Memories are Made of This, de Dean Martin - passando pela sua adolescência, em que se começou a integrar no circuito de clubs de Seattle, integrando vários grupos, até se decidir partir para Inglaterra, onde Chas Chandler, baixista dos Animals, e a iniciar a sua carreira como produtor, o agarrou e lançou para o estrelato com Hey Joe.


Big Bill Broonzy - Key to the Highway
Além das músicas acima, que fazem parte dos álbuns que as ladeiam, o disco inclui ainda faixas de Jimmy Reed, B. B. King, T-Bone Walker, Booker T and the MG’s, Elmore James.
Destaque para uma versão de Killing Floor, do gigante (literalmente) Howling Wolf, que serviu de inspiração a muitos músicos dos anos 60, e especialmente a Hendrix, que a tocou quando, em Outubro de 1966 subiu ao palco para tocar com os Cream de Clapton, Bruce e Baker
Howling


Howling Wolf – Killing Floor


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A talhe de foice, e já que se fala de Blues um breve aparte. Por vezes depreciam-se as líricas dos blues, olvidando-se que os blues são do povo e para o povo.
Mas será que são assim tão...básicas?

People call me black
I know every word they say is true
People call me black
I know every word they say is true
But there ain't nothin' in the world, whoo Lord Lord
A poor black man could do
President Reagan helped the rich
And he never say nothin' 'bout the poor
President Reagan helped the rich
and he never say nothin' 'bout the poor
But I'm so glad
He won't be president no more
What President Kennedy give us
Old Reagan's took it back
What President Reagan's [sic] give us
Old Reagan's took it back
He cut off the poor veteran, ooh Lord Lord
And he even took on the tax
(Jack Dupree)

1 Comentários:

Blogger Poesia Portuguesa diz que...

Fui criada a ouvir Blues, jazz e todo o género de melodias que os meus Pais adoravam ouvir..

Foi bom recordar aqui...

Abraço ;)

12:18 da tarde  

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