sábado, outubro 15, 2005

Canções...diferentes III - Tiny Tim

Este “fenómeno” apareceu em fins de 68, mas trazia já atrás de si mais de 10 anos de carreira, embora num registo diferente do que o levou até aos tops com esta canção. Tiny Tim era um bom barítono e um tocador de ukelele de mérito, mas nunca sobressaindo.
Até que se decidiu adoptar o falsetto amaneirado, que aliado ao seu aspecto estranhíssimo – era um latagão de quase 1,90m e nariz proporcional – formava um conjunto improvável, picaresco. E transformou-se, com Tip-toe through the tulips, num instant-hit.
E não se pode dizer que não tivesse aproveitado a onda, uma vez que lançou quase de seguida 3 álbuns, um deles com canções para crianças, tendo sido mesmo convidado para o maior festival pop de 1970, na Ilha de Wight.
A carreira de Tiny Tim prosseguiu até à sua morte, em 1996, de forma bastante curiosa, com uma estadia de alguns anos na Austrália pelo meio, e com presença em alguns dos mais conhecidos shows de tv como Howard Stern ou Conan O’Brien, nunca voltando aos píncaros dos fins dos anos 60, mas também sem nunca ter caído completamente no esquecimento. Era um razoável entertainer – foi mais por isso que como músico que foi convidado para Wight – e a sua voz permitia-lhe fazer duetos consigo próprio – falsetto/barítono – espectáculo curioso que era bastante apreciado, bem como em relação à sua perícia com o ukelele (foi durante um festival de ukelele que sofreu um ataque cardíaco, cujas sequelas o deixaram debilitado de tal forma que não sobreviveu ao 2º, ocorrido alguns meses depois)
Aqui, há mais sobre ele. Se acharem que vale o trabalho.


tinytimHBB

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home