sábado, setembro 03, 2005

A música cool de Georgie Fame

A música não é só feita dos grandes nomes. Ou antes, nem sempre alguns daqueles que mais gostamos de ouvir consegue alcançar a fama de quês os julgamos credores. É assim com Georgie Fame, um músico que quase diria, me acompanha desde sempre.
E no entanto, a sua carreira começou, nos anos 60, com um enorme êxito que atingiu o top de vendas na Grã-Bretanha de forma fulgurante, e que cujo título, curiosamente, seria um termo muito usado para designar alguma música de então: “Yeah! Yeah!”.
Georgie Fame, cantor e pianista, é um músico desde sempre muito chegado ao Rythm’n’Blues inglês, por vezes com uns tons mais jazzy, mas sempre com um estilo muito particular, arejado, uma música sem grandes sofisticações técnicas, mas evoluída o bastante para que a sua colaboração seja desde sempre, muito apreciada por grandes nomes da sua área musical
A sua primeira abordagem à cena musical londrina foi feita através da actuação no circuito dos grandes clubes da então capital mundial da música, hábito que até hoje nunca perdeu, e onde conheceu outros músicos que então faziam cartaz na “swinging London”.
Apoiado num pequeno grupo, os Blue Flames (a ex banda de Billy Fury, e da qual fez parte), conseguiu a notoriedade com algumas canções ligeiras, muito ao estilo de então, e a “Yeah, Yeah”, seguiram-se mais dois sucessos que atingiram os tops, “Getaway” e “The Ballad of Bonnie and Clyde”.
Por mim, sempre apreciei a sua versatilidade, a capacidade para cantar e tocar músicas mais soul ou funky, como “Papa’s got a brand new bag”, ou pequenas baladas e cançonetas de amor, como “Try my World” ou “Sitting in the Park”, músicas muito tocadas em todas as discotecas de Lisboa, ou muito especialmente, no Louisiana, em Cascais
Papa's got a brand new bag



Da sua qualidade e versatilidade, falam as muitas parcerias para que tem sido convidado, desde uma com Alan Price (o celebrado ex-organista dos Animals), que deu origem a um LP excelente, “The Price of Fame", ao convite de Bill Wyman para fazer parte dos seus Rythm Kings, um meeting de estrelas, e gravar "Anyway the Wind Blows".

Mas o “casamento” mais profícuo tem sido com o seu companheiro de night clubs desde há décadas, Van Morrison, com quem já gravou vários álbuns, dos quais devo destacar “Tell me Something”, em que o duo, acompanhado por Ben Sidran e Mose Allison, tocam músicas deste último, um grande nome do jazz branco. Uma verdadeira pérola, apesar de por cá ter passado quase desapercebido.

No trouble living – Georgie Fame, van Morrison, Mose Allison & Ben Sidran



Passados estes anos todos, ainda ouço com aquele prazer quase juvenil e alguma nostalgia, as velhas canções de Georgie, a sua música sempre muito cool, ao mesmo tempo que aguardo sempre com muita curiosidade os seus novos trabalhos que vão aparecendo cada vez mais espaçados

1 Comentários:

Blogger IGirl diz que...

Gostei do que ouvi.
Do primeiro não conhecia de todo a faceta 'mais soul ou funky' :)

8:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home