segunda-feira, julho 18, 2005

O Herói Americano

Há pouco mais de um ano, no meu poiso mais antigo, transcrevia o seguinte artigo retirado da Visão de 13.05.2004
"O Pére Lachaise, cemitério parisiense onde se encontram mortos famosos como Chopin, Moliére ou Edith Piaf, comemora, no dia 20, 200 anos. Feito o balanço, os seus funcionários chegaram à conclusão de que, por eles, apenas se veriam livres de um dos residentes, por sinal, o mais visitado, Jim Morrison. Além de ser preciso um guarda só para vigiar o túmulo do ex-vocalista dos Doors, falecido em 1971, os seus fãs deixam no cemitério mais lixo e graffitis do que os funcionários desejariam,
Mas bem escusam de pensar em transladações. Morrison tem uma sepultura a título perpétuo
."
E acrescentaria eu:
Isto é que é ser incómodo até depois de morto. E já lá vão mais de 30 anos. Dou comigo a pensar na enormidade do mito de Jim, principalmente para a minha geração e mesmo alargando-se a outras bem mais recentes, e interrogo-me sobre se alguma das actuais estrelas pop conseguiria alcançar semelhante estatuto se agora morresse inusitadamente como morreu Morrison - ou nem tanto, afinal ele sempre disse que queria morrer novo para dar um cadáver bonito. Calculo que nem perto chegaria, se nem Kurt Cobain , Hendrix ou Elvis o conseguiram.


Na verdade, é espantosa a marca que Jim deixou através dos tempos. A sua música corre de gira-discos para player cd, as suas palavras saltam de boca para boca, independente das gerações. Porque tudo se mantém actual e inultrapassável. A irreverência de uma juventude responsável, apesar da crónica desconfiança das gerações mais velhas que teimam em tomar a árvore pela floresta, a crítica a uma sociedade cínica e cada vez mais desumanizada, a aversão declarada a uma guerra que com o tempo ultrapassou as fronteiras da Indochina para se tornar global.

Jim Morrison foi o último herói americano.
E as contínuas e diárias excursões ao Pére Lachaise são só uma demonstração de que a sua música permanece viva e perdurará.

Is everybody in?
Is everybody in?
Is everybody in?
The ceremony is about to begin.
WAKE UP!
You can't remember where it was
Has this dream stopped?
AWAKE
Shake dreams from your hair
My pretty child, my sweet one.
Choose the day and choose the sign of your day
The day's divinity
First thing you see.
A vast radiant beach in a cool jeweled moon
Couples naked race down by its quiet side
And we laugh like soft, mad children
Smug in the woolly cotton brains on infancy.
The music and voices are all around us.
Choose, they croon, the Ancient Ones
The time has come again.
Choose now, they croon,
Beneath the moon
Beside an ancient lake.
Enter again the sweet forest,
Enter the hot dream,
Come with us,
Everything is broken up and dances


Poster Doors


Banda Sonora : The Unknown Soldier – The Doors

1 Comentários:

Blogger Caracolinha diz que...

Oi ... cá para nós que ninguém nos ouve, a minha grande amiga vespinha vai-se passar com este post e com esta música ... obrigada pela tua simpática visita e pelo carinho do teu comentário !!!!

Volta Sempre !!!! ~:o)

7:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home