quarta-feira, junho 22, 2005

Grace

Hoje, dou um salto na história. Não que estas minhas notas pretendessem estabelecer qualquer cronologia, tão só situar-vos e dar-vos a conhecer de como foram os meus primeiros contactos, com esta música que há tanto me acompanha. Daí então, a pouca importância do salto.
A figura que hoje trago, Jeff Buckley, deixou-nos há pouco mais de 8 anos, num final de Maio quente no Mississipi, com o sabor amargo que sentimos sempre que parte alguém tão jovem e promissor como ele era, e da forma absurda como aconteceu. Há famílias que parecem marcadas pela tragédia, e a dos Buckley será uma dessas, uma vez que o seu pai, Tim Buckley, uma das grandes referências dos anos do Peace and Love, também abandonou a cena faz neste fim de Junho precisamente 30 anos. De forma tão trágica como o filho, mas talvez não tão inesperada.
Mas se hoje referencio Jeff Buckley é porque há uns dias falei das análises que se fazem anualmente das melhores obras editadas em inúmeras revistas ou programas de rádio.
É uma tarefa dificílima, e quando ouço ou leio alguém a meio de um ano dizer que o Álbum X ou o Álbum Y irá ser o melhor do ano, sorrio e passo à frente.
Se considero a tarefa difícil, imagine-se agora que seria se me pedissem para eleger, por exemplo, o Álbum de uma década. Responderia que era uma daquelas tarefas impossíveis.
No entanto, e se me pedissem que elegesse o Álbum da década dos 90, não hesitaria : Grace, de Jeff Buckley. Mesmo sabendo que nesse espaço de tempo tinham sido editados Álbuns como Automatic for the People, Nevermind, White Ladder e muitos outros.
No entanto, Grace paira muito acima de todos eles. É uma obra completa de inigualável beleza, que se ouve de princípio ao fim com um prazer inacreditável. A cada nova audição, fico a pensar como seria o próximo, que infelizmente Jeff nunca conseguiu completar.
E volto a ouvi-lo, ou vou à procura de um dos que gravou ao vivo, para saborear os cambiantes diferentes que ele dava a cada nova versão.

grace Jeff Buckley


0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home