quarta-feira, julho 06, 2005

Mr. Tambourine Man

byrds


Em Julho de há uns bons anos atrás, saía um disco que abriria novos caminhos à música popular, uma mistura de folk electrificado, a que chamaram de folk-rock. A música era uma versão de uma canção de Dylan, Mr. Tambourine Man, e era executada por um grupo histórico, os Byrds. Oriundos de um género musical muito próximo do génio de Minnesotta, nos primeiros tempos fizeram várias versões de canções suas.
Os Byrds, liderados por Chris Hillman, Roger McGuinn e David Crosby, teriam uma carreira extremamente rica e inovadora. Como já assinalei aqui, há entendidos que dizem ser deles a primeira música psicadélica, Eight Miles High, canção que esteve algum tempo interdita em muitas estações de rádio dos EUA, alegadamente por incentivar ao consumo de drogas. É curioso que na época, estes incidentes e outras lendas estranhas aconteciam com alguma regularidade. [Sucedeu com Lucy in the Sky With Diamonds dos Beatles (as iniciais da canção eram L.S.D., logo o incentivo ao consumo seria, na opinião dos moralistas da época, mais que uma coincidência)].
Tiveram canções de top, como Turn!Turn!Turn!, uma adaptação do livro de Eclasiastes de Pete Seeger, ou Mr. Spacemen, mas também álbuns de grande qualidade como The Notorious Byrds Brothers, Sweetheart of the Rodeo ou So You Wanna be a Rock’n’Roll Star, ao mesmo que se verificavam as saídas de alguns dos mais influentes membros do grupo, das quais a mais notória seria a de David Crosby, que formou com Stephen Stills, dos Buffallo Springfield, e Graham Nash, dos Hollies, o muito celebrado Crosby, Stills and Nash, posteriormente alargados com a entrada de Neil Young.
Apesar das convulsões, firmou-se com um dos maiores agrupamentos da segunda metade dos anos 60 e com os irmãos Parsons, Gene e Gram, a liderar, acabaram por enveredar por um estilo mais country, muito escutado na altura.
A importância do grupo, está bem espelhada nos inúmeros grupos que inspiraram, alguns tão importantes como os Eagles ou os Poco, e chega mesmo a estender influências a R.E.M ou Tom Petty.
Importante também, o facto de que, com o Mr. Tambourine Man, ganhei um de 5 Ep’s num concurso que na altura, o Em Órbita organizava diariamente.
Mas isso é outra história

Cartaz Byrds


Banda sonora: Mr. Tambourine ManThe Byrds

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home