terça-feira, julho 12, 2005

Os Traveling Wilburys

Traveling Wilburys

Este é, para mim, um daqueles projectos incontornáveis da música anglo-americana, um amor antigo. Tanto, que tendo já falado dele no meu outro sítio, não resisto a trazê-lo aqui.
Em 1988, George Harrison decidiu pedir a colaboração de alguns dos seus amigos de sempre: Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lynne (ex-Move e Electric Light Orchestra) e Roy Orbison, para que colaborassem na gravação do B-side do single “When we was Fab”
O resultado foi surpreendente e de tal forma os músicos gostaram do que tinham conseguido em conjunto que decidiram conjugar talentos e fazer surgir um projecto colectivo a que chamaram Traveling Wilburys, e em que cada um deles, devido a dificuldades contratuais, adoptou um pesudónimo: Dylan era Lucky Wilbury, Petty tornou-se Charlie R. Wilbury, e por aí fora.
De tal concentração voluntária de talentos só podia sair algo de muito especial, e o álbum, a que chamaram Traveling Wilburys I, é uma colectânea de pequenas pérolas, onde cada um dos intervenientes tinham bem vincada a sua marca.
O álbum foi um sucesso e mereceu-o . Lamentavelmente, três semanas depois da sua edição, faleceu Roy Orbison, que não pôde gozar o sucesso do trabalho em que colaborara.
Dois anos depois, os músicos remanescentes, voltaram a juntar-se para gravar um segundo álbum a que surpreendentemente intitularam de Traveling Wilburys 3. Esta obra, embora muito agradável, não conseguiu atingir o brilhantismo do 1º, talvez porque a ausência de Roy se fazia notar sobremaneira.
Estranhamente, qualquer destes álbuns se encontram há muito descatalogados pelas editoras, pelo que conseguir um deles é quase uma aventura. Mas aconselho o esforço, especialmente em relação ao primeiro.
Até porque, se no 2º a ausência de Roy pesava, George Harrison, desaparecido entretanto, torna uma re-reunião, totalmente inviável

Traveling Wilburys1Traveling Wilburys3


Banda Sonora: Traveling Wilburys – Handle with care

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home