quinta-feira, setembro 22, 2005

Arroz Irlandês

Quando há uns meses atrás me decidi a deitar mãos a este espaço, estava no seu ocaso um fenómeno de popularidade nos blogs portugueses, pelo menos naqueles que possuem música de fundo: Damien Rice. Cheguei até a ler um ou outro lamento mal-disposto, do género: “Arre, porra, que já estou farto/a de abrir blogs e só ouvir o Damien”.
Tal facto, inibiu-me um pouco de até hoje o invocar aqui, apesar de ser um seu ouvinte atento e grato, quase de 1ª hora.
Refere-se por vezes que as unanimidades são caso para desconfiar, o que aqui não está, na minha óptica, em causa. O 1º trabalho público de Rice é magnífico, e digno de todas as atenções. Se algo de estranho houve nesta onda que percorreu a comunidade bloguística nacional, foi o atraso com que se verificou, uma vez que o trabalho foi editado já em 2003. À 1ª vista, dá ideia que houve por parte do público alguma dificuldade em assimilar a obra. Contudo penso que o que houve foi uma deficiente divulgação. Curiosamente, o “boom” deu-se após a estreia por cá do filme “Closer” cujo tema de fundo era uma das canções mais tocadas do álbum do Rice
Referindo mais em concreto o álbum focado, único até agora embora tenha também saído uma espécie de máxi-EP com versões alternativas de duas das músicas do álbum, Volcano e Delicate, mas que continha quatro canções inéditas, entre as quais a magnífica Woman like man, é um trabalho intimista, de grande profundidade lírica e de ambiente musical superlativo e quase irreal, que deixa quem o ouve, em êxtase. Um trabalho sem falhas, em que o ouvinte terá sempre uma dificuldade enorme em eleger a sua música favorita.


Damien Rice – Amie

Tenho reflectido sobre como será o seu próximo álbum, e se é dado adquirido que o 2ª trabalho de um músico é sempre o mais difícil, no caso de Damien Rice será redobrada a dificuldade, e uma tarefa que lhe vai exigir muita inspiração, sangue, suor e lágrimas.
Mas sobretudo, tenho muitas dúvidas que durante os próximos tempos surja uma obra que me encha as medidas como “O” preencheu.
Entretanto, e tendo o seu trabalho, conhecido o merecido reconhecimento, tem sido chamado a colaborar em gravações de outros artistas, como foi o caso do grande Herbie Hancock, que o chamou para um dueto com a sua parceira de há algum tempo, Lisa Hanningan, no seu álbum “Possibilities

45559293_25dd938369_m.jpg45559294_77ea2582a9_o.jpg



Damien Rice – Cold Warter

1 Comentários:

Blogger IGirl diz que...

Como é possível alguem dizer que já está farto de abrir blogs e ouvir o Damien.
Quem me dera a mim, azelha mal-disposto.
Ainda me lembro quando o O saiu, ainda andava a escrevinhar no meu RNA Mensageiro :) Este sim, foi uma excelente descoberta musical.
O filme até está ali a olhar para mim, já vi o inicio e desconhecia a presença de Damien Rice e foi excelente ouvi-lo, capta e cola a atenção do espectador, está espectacular o inicio :)

10:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home