quinta-feira, dezembro 08, 2005

O meu ano musical


Em época de rescaldos, não poderia de deixar de vos dizer o que o ano que agora acaba trouxe em termos musicais, e que me gostaria de referir.
Como todas as listas deste género, estará muito incompleta, e muitos sentirão aqui a falta de alguns dos seus preferidos. Mas como sempre recordo, é feita segundo o meu gosto, que poderá não ser (e não é com certeza) o melhor

Descobertas:

Sufjan Stevens – Greetings from MichiganSufjan Stevens - Seven SwansSufjan Stevens - Come on feel the Illinoize

A “minha” grande descoberta terá sido Sufjan Stevens. Com Illinoize, um dos grandes álbuns de 2005, despertou-me para o seu trabalho anterior, sobre o qual já tinha lido na Uncut, e não foi tempo perdido. Tanto Seven Swans como Greetings from Michigan, especialmente este último, merecem ouvido atento e lugar de destaque na discoteca – 5 estrelas



Andrew Bird - Sovay

”Andrew Bird & the Misterious Production of Eggs” é um dos meus discos preferidos de sempre. Andrew Bird não é verdadeiramente um novato, fazia parte do projecto dos Squirrel Nut Zippers, que praticava um retroswing, e nos seus primeiros trabalhos a solo continuou na mesma linha, que, sendo audível, não é das minhas preferidas. Já quando editou o introspectivo Weather Systems me agradou muito mais. Pareceu-me então – curiosamente não só abandonou a antiga linha, mas também a antiga editora – que com aquela qualidade, o rapaz só tinha andado a perder tempo com os swings pouco evoluídos dos Squirrel. Mas fiquei sempre a recear que voltasse às origens. Não se confirmaram os receios. O álbum deste ano é um prodígio de imaginação e talento musical. Imperdível!

>



Jeff Klein – The Hustler


Jeff Klein é outro nome a prometer muito. Este álbum, The Hustler, é um verdadeiro achado. Embora algo sombrio, por vezes até claustrofóbico, é um trabalho que não passa indiferente a quem gosta de um género de música intimista e envolvente.

Os The Kills, que já conhecia mas que não me tinham despertado uma atenção por aí além com o 1º trabalho, desta apresentaram-se com um álbum cheio de força, uma rock potente e sensual, pronto a despertar paixões. É um álbum em que V V e Hotel deixam muitas expectativas para o próximo, o 3º habitualmente e na minha perspectiva, sempre o mais difícil de todos.


Confirmações:


Josh Rouse continuou a sua normalidade editorial, e trouxe um magnífico Nashville de que já aqui falei e referi que era” uma brilhante colecção de pequenas canções, todas elas verdadeiras pérolas de sensibilidade e requintado gosto musical, um rock-pop de uma simplicidade quase cândida, deixando-se muita vez embalar na nostalgia, sem nunca se deixar cair na lamechice.
Na verdade, a música de Rouse, parece tecida com um cuidado extremo, onde cada nota é meticulosamente precisa, e que as líricas, por vezes tristes, acompanham com rigor.
Rouse é pois um músico perfeitamente estabilizado.

Ryan Adams – Cold RosesRyan Adams - Jacksonville City NightsRyan Adams – 29

Já Ryan Adams provou e uma vez por todas a sua exuberância criativa e lança 3 álbuns no mesmo ano, e que estão aí em cima. Para ser preciso, “29” ainda vai sair em fins de Dezembro, e ainda não tive oportunidade de o ouvir atentamente. Mas os outros dois, em que a sua vertente mais country está bem patente, e em que o rock tem muito menos peso que em Gold, são dignos sucessores de Heartbreaker e obras bem conseguidas. Pergunto a mim mesmo se Ryan manterá em 2006 esta “febre criativa”.

Regresso:

Kate Bush regressou com Aerial, um grande trabalho ao fim de tantos anos de ausência, e parece que recuperou a alma dos seus primeiros tempos. A bela deusa do Kent, volta com a sua música de classe única e com a voz mais sensual que nunca. Outro dos melhores álbuns do ano.



A grande decepção:
O álbum de Rufus Wainwright, Want Two. Um disco pouco consentâneo com o que seria de esperar.

Outros álbuns que constam da minha lista de preferência:

Anthony and the Johnsons – I’m a bird nowArcade Fire - FuneralHerbie Hancock - Possibilities


The Mars Volta – Frances the MuteDavid Sylvian – Nine HorsesColdplay – X&Y

Duas ou três notas:
- o terceiro album dos Coldplay, sendo um trabalho com alguns momentos muito bons, demonstra como é difícil fazer uma carreira sempre em crescendo, se bem que fazer melhor que A Rush of Blood seria sempre uma tarefa bem difícil.
- poder-se-á estranhar que não tenha mencionado o último dos Sigur Rós, Franz Ferdinand, ou o dos Animal Collective. O primeiro e o último, ainda não ouvi atentamente, pelo que seria extemporâneo incluí-los na minha lista. O dos Franz...com franqueza, não anda com espírito para ouvir aquele tipo de música, embora lhes reconheça qualidades.
- por fim, comprei o Koln Concert, do Keith Jarret. Um must, como se sabe

Amanhã, falo dos blues...

1 Comentários:

Blogger M.M. diz que...

Partilho contigo o entusiasmo pelo novo album da Kate Bush e pelo album dos Mars Volta. Absolutamente fantásticos, qualquer um deles.

Um beijinho,

M.M.

9:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home