segunda-feira, novembro 05, 2007

The Ivy League...e Rockin' Berries

Ainda sobre o último escrito, que suscitou respostas muito interessantes e atentas por parte do JC, autor de excelente “O Gato Maltês”, e do Luís que já aqui havia referido, gostaria de voltar ao caso singular dos Ivy League, na minha opinião um dos grandes nomes da swinging London do pré-psicadelismo, e que por cá, como tantos outros, terá passado quase anonimamente.
Este trio constituído em 1964 - John Carter, Ken Lewis e Perry Ford - possuía um naipe de vozes quase insuperável, sendo a influência do doo wop de Frankie Valli e os seus Four Seasons, bem evidente nas intrincadas harmonias exibidas.
Lastimavelmente, e como tão bem caricaturaram os Monty Python anos depois, as mudanças no alinhamento eram uma constante na vida dos grupos, e a saída de Carter e Lewis - que formaram mais tarde os Flowerpot Men - em 1966 ditaram o ocaso da formação, que resumiu a sua discografia num álbum editado em 1965, “This is the Ivy League”, onde pontificavam os seus três maiores sucessos, Funny how love can be (8º nas charts), That’s why I’m crying (22º) e Tossing and turning (3ª),todos eles, entre Janeiro e Junho de 65. Muitos anos depois, seria editado um magnífico duplo cd com todo o material do grupo, o Major League- The Collectors' Ivy League.
The Ivy League - Tossing and Turning

The Ivy League - That's Why I'm Crying

Curioso será referir que “Funny how love can be”(Carter/Lewis), terá sido previamente gravado por um grupo com alguns pontos em comum com os Ivy League, os Rockin’Berries, mas por questões marginais, a edição do disco foi protelada, e a versão dos Ivy League - afinal a original - acabou por sair primeiro, e foi por aí fora até ao 8º lugar do top.
The Rockin' Berries - He's in Town
Azar dos Rockin’ Berries, que resumiram os seus sucessos de top a “He’s in town” (3º lugar em 15/10/64) e “Poor Man’s Son” (5º em 13/05/65).
Agora, para comparar:
The Ivy League - Funny how love can be

The Rockin' Berries - Funny how love can be

2 Comentários:

Blogger JC diz que...

"He´s in Town" (Gerry Goffin - Carole King) é um cover dos Tokens, dos quais o tema mais conhecido é "The Lion Sleeps Tonight" - ver um dos últimos "História(s) da música popular" no "Gato Maltês", dedicado ao Brill Building.

Obrigado pela versão de "Funny..." dos Rockin'. Nunca tinha ouvido!

3:29 da tarde  
Blogger VdeAlmeida diz que...

Sabia o nome do autor e que a música original era dos Tokens, mas não fazia ideia que fosse o mesmo que o do Lion

Quanto ao Fuunny...nada a agradecer. É uum prazer

1:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home