terça-feira, outubro 23, 2007

Assim se aprendia Inglês

Os estertores do ano de 63, trouxeram a edição do 1º disco dos Beatles em Portugal - curiosamente um EP que não incluía aquele que tinha sido o 1º hit do grupo de Liverpool, o “Love me do”, que seria editado mais tarde - e esse acontecimento abriria portas a descobertas extraordinárias para um meio até então fechado, e ao qual tudo o que chegava, tinha passado uma série de crivos incontáveis.
Em 1964, nos primeiros passos do FM em Portugal, nasceria o percursor do “Em Órbita”, o “Ritmo 64“, programa emitido na frequência modulada do Rádio Clube Português,das 21,15h até uns minutos depois das 22h. Foi aí que ouvi pela 1ª vez os Zombies de Rod Argent, e o extraordinário P.J. Proby, de que já aqui falei, capaz das maiores excentricidades, sempre exaltadas pelo Pedro Castela, muito atento - felizmente - a tais originalidades.

Zombies - She's not there
E mais alguns nomes que seriam importantes daí em diante, chegaram por seu intermédio aos meus ouvidos: Manfred Mann, Animals ou Kinks. Mas verdadeiramente, 64 foi o ano do cimentar da carreira dos Beatles, que chegariam ao Natal à frente das tabelas de vendas com “I Feel Fine”, aquela pequena obra-prima de inventiva, que começava com uma das mais famosas distorções de guitarra de todos os tempos.

Beatles - I Feel Fine

Foi nos finais desse ano, e graças precisamente ao meu interesse crescente pela música que ouvia, e consequentemente, da necessidade em ter acesso às líricas das canções, que verdadeiramente comecei a saber Inglês. No ano anterior, aluno do 3º ano do Liceu Normal de Pedro Nunes (7º ano de escolaridade, na actualidade) e que era o da iniciação à disciplina de Inglês, tivera um professor chamado Pequito, que podia ter jeito para tudo, menos para ensinar. O homem regressara nesse ano da Guiné, vinha de uma realidade muito diferente e tinha hábitos pouco ortodoxos. Para ser sincero, nós, os alunos, também não lhe facilitáramos a vida, sabe-se como os adolescentes podem ser cruéis. Resultado: passei para o 4º ano a saber pouco mais que zero. Consequência: no ano seguinte apanhei um professor exigente e vi-me enrascado.
Entretanto, descobri numa tabacaria do Rossio, uma revista inglesa chamada FABulous, que por acaso trazia na capa uma foto dos Them, o grupo de Van Morrison, e uma das minhas grandes referências de então - ouvia o single Gloria n” vezes por dia - e comprei-a.

Them - Gloria
Era a primeira vez que via uma revista que se dedicava exclusivamente à música feita na Grã-Bretanha e fiquei impressionado, tal a quantidade de informação, uma coisa absolutamente nova para mim. A partir de então, tornei-me leitor compulsivo da revista e o meu inglês foi progredindo, também ajudado pela correspondência que mantinha com uma inglesinha do Berkshire e uma alemã de Hannover. Ao mesmo tempo, passei a estar a par e passo com o que se passava pela swingin London, afinal, o olho do furacão musical que tudo varria.
Terminado o liceu e feito o balanço, cheguei à conclusão que o inglês que sabia, e que era bastante razoável, 50% devia-o á leitura de revistas inglesas, 30% à correspondência com as raparigas estrangeiras, e só 20% ao que tinha aprendido no liceu. Como nota curiosa, acrescentaria que certa vez, utilizei um termo aprendido numa das revistas, que não fazia parte do léxico da professora: veio-me perguntar o que queria dizer aquilo, porque procurara em 2 dicionários e não conseguira encontrar a palavra. Acho que devia ser “calão” londrino.


Nota: -Se se derem ao trabalho de ouvir uma gravação dos Stones dessa época, por exemplo o "It's all over now", notarão muitas semelhanças na forma de cantar de Jagger, com a do Van Morrison de então.

4 Comentários:

Blogger ié-ié diz que...

Depois de ler textos e estórias assim, vou arrumar as botas. Não estou cá a fazer nada. Vou prègar para outra freguesia!

Tenho uma fraca memória do "Ritmo 64". Consegue mais pormenores? Quem o fazia? Quem o locutava?

"Love Me Do" foi o 3º discos dos Beatles em Portugal. Só saiu a 26 de Março de 1964.

"I Feel Fine" é tido como o primeiro "feedback" da história da música.

Mick Jagger-Van Morrison. Acho que é exactamente ao contrário. Já ouviu "Here Comes The Night" pelos Them?

Luís

6:14 da tarde  
Blogger VdeAlmeida diz que...

Nem pensar, Luís! Nunca me imaginei sequuer escritos.
Quanto ao Ritmo 64, era locutado pelo Pedro Castela, penso eu. Aliás, acho que o Em Órbita foi um projecto idealizado por quem fazia o Ritmo 64.
Jagger/Morrison? Será possível saber quuem parece quem? :-)

8:06 da tarde  
Blogger VdeAlmeida diz que...

Luís, tenho a discografia toda dos Them :-) O Here comes the night foi estreado na rádio portuguesa pelo Em Órbita, penso. E eu nunca deixei de ouvir um Em Órbita

8:08 da tarde  
Blogger JC diz que...

Era o Pedro Castelo, de facto, mas o "Em Órbita" era um projecto, essencialmente, do Jorge Gil, Pedro Albergaria e João Manuel Alexandre, entre outros.
Acrescento que o indicativo do "Em Órbita" era um instrumental dos Kinks, "Revenge", e o primeiro tema a passar no 1º programa foi "A Kind Of Girl" dos Zombies. Podem ler mais s/ o "Em Órbita" no meu "Gato Maltês" de 1 de Abril deste ano: o programa faria 42 anos.
Abraço
JC

9:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home