
Há uns dias atrás, morreu um dos bad boys dos r’n’blues, mas não só.
Ike Turner, mais conhecido como vilão que como músico, além de ter sido o “descobridor” do talento da sua então mulher, Tina Turner, bem expresso no lendário “
River deep, mountain high”, foi também o presumível autor da 1ª música da história do rock and roll, “Rocket 88”.
Gravada em colaboração com o saxofonista e vocalista Jackie Brenston, a canção seria editada num disco de
Jackie Brenston & His Delta Cats, e não de Ike
Turner & His Kings of Rhythm.
2 Comentários:
A 1ª música da história do rock n' roll? Demasiado redutor: isso é reduzir o rock n' roll aos negros e a um tipo de música (quase como uma nova dança), o que é castrá-lo da sua verdadeira importância de movimento musical e social. Assim, o que define verdadeiramente o início do rock n' roll é a gravação de "That's All Right", de Arthur Cudrup, por Elvis Presley, em 1954, para a SUN, o 1º branco a fazer a fusão da música negra e branca e a levá-la às grandes audiências da juventude branca. Esse é o verdadeiro início de uma revolução social, e no campo das ideias e do way of life, na América (onde anteriormente existia uma segregão extrema na música, com hit parades separados, rádios idem e os chamados race records) e na Europa, que tem a música como modo de expressão essencial. "Rocket 88" pode até ter o ritmo (Bill Haley tb o tinha), mas não tem qualquer importância social ou histórica. É um fait divers...
Abraço
JC
Caros concidadãos blogosféricos,
ano novo, vida nova.
Dentro do espírito fraterno que nos une, o Marreta, juntamente com uma comissão de festas independente a eleger, propõe-se organizar um repasto-regabofe-farra gastronómica de confraternização, troca de ideias, ideais, e puro convívio degustativo e copofónico.
A localização do evento será escolhida com o acordo da generalidade dos comensais, no entanto o Marreta poderá desde já adiantar dois menús possíveis que de certo irão ao encontro dos diferentes gostos pessoais:
MENÚ 1:
- HORS D'OEUVRES:Pâté au trouffes
- SOPA: Consumé de perdiz
- PRATOS: Chateaubriand, Tornedó au molho de Bérnaise
- VINHO: Bordeaux tinto 1935
- SOBREMESA: Creme de frutas e cassis
- Café
- Whiskye Cardhu 50 anos
Preço: 100 euros/pax
MENÚ 2:
- ENTRADA: Pézinhos de coentrada, salada de orelha de porco, torresmos, azeitonas e tremoços
- SOPA: Caldo de beldroegas
- PRATOS: Grão com mão de vaca, Feijoada à Transmontana, Jaquinzinhos fritos com arroz de pimentos
- VINHO: Tinto a jarro, branco à pressão (origem e ano desconhecidos)
- SOBREMESA: Fruta da época, Baba de Camelo
- Café
- Bagaço caseiro, aguardente de medronho directamente do produtor
Preço: 9,50 euros/pax
Agradece-se a quem estiver interessado em comparecer que confirme o mais antecipadamente possível (através da caixa de comentários do blog), pois devido à previsivel enorme afluência, a reserva do restaurante terá que ser feita com alguma antecedência.
Aceitam-se sugestões de locais, restaurantes, ementas, datas e tudo o que por bem contribuir para o sucesso da grande farra.
A bem da blogosfera,
o Marreta.
Enviar um comentário
<< Home