sábado, dezembro 29, 2007

A 1ª música da história do rock and roll?

Há uns dias atrás, morreu um dos bad boys dos r’n’blues, mas não só. Ike Turner, mais conhecido como vilão que como músico, além de ter sido o “descobridor” do talento da sua então mulher, Tina Turner, bem expresso no lendário “River deep, mountain high”, foi também o presumível autor da 1ª música da história do rock and roll, “Rocket 88”.
Gravada em colaboração com o saxofonista e vocalista Jackie Brenston, a canção seria editada num disco de Jackie Brenston & His Delta Cats, e não de Ike Turner & His Kings of Rhythm.


Ike Turner & Jackie Brenston - Rocket 88

2 Comentários:

Blogger JC diz que...

A 1ª música da história do rock n' roll? Demasiado redutor: isso é reduzir o rock n' roll aos negros e a um tipo de música (quase como uma nova dança), o que é castrá-lo da sua verdadeira importância de movimento musical e social. Assim, o que define verdadeiramente o início do rock n' roll é a gravação de "That's All Right", de Arthur Cudrup, por Elvis Presley, em 1954, para a SUN, o 1º branco a fazer a fusão da música negra e branca e a levá-la às grandes audiências da juventude branca. Esse é o verdadeiro início de uma revolução social, e no campo das ideias e do way of life, na América (onde anteriormente existia uma segregão extrema na música, com hit parades separados, rádios idem e os chamados race records) e na Europa, que tem a música como modo de expressão essencial. "Rocket 88" pode até ter o ritmo (Bill Haley tb o tinha), mas não tem qualquer importância social ou histórica. É um fait divers...
Abraço
JC

10:11 da tarde  
Blogger Abrenúncio diz que...

Caros concidadãos blogosféricos,


ano novo, vida nova.


Dentro do espírito fraterno que nos une, o Marreta, juntamente com uma comissão de festas independente a eleger, propõe-se organizar um repasto-regabofe-farra gastronómica de confraternização, troca de ideias, ideais, e puro convívio degustativo e copofónico.


A localização do evento será escolhida com o acordo da generalidade dos comensais, no entanto o Marreta poderá desde já adiantar dois menús possíveis que de certo irão ao encontro dos diferentes gostos pessoais:


MENÚ 1:


- HORS D'OEUVRES:Pâté au trouffes
- SOPA: Consumé de perdiz
- PRATOS: Chateaubriand, Tornedó au molho de Bérnaise
- VINHO: Bordeaux tinto 1935
- SOBREMESA: Creme de frutas e cassis
- Café
- Whiskye Cardhu 50 anos


Preço: 100 euros/pax




MENÚ 2:


- ENTRADA: Pézinhos de coentrada, salada de orelha de porco, torresmos, azeitonas e tremoços
- SOPA: Caldo de beldroegas
- PRATOS: Grão com mão de vaca, Feijoada à Transmontana, Jaquinzinhos fritos com arroz de pimentos
- VINHO: Tinto a jarro, branco à pressão (origem e ano desconhecidos)
- SOBREMESA: Fruta da época, Baba de Camelo
- Café
- Bagaço caseiro, aguardente de medronho directamente do produtor


Preço: 9,50 euros/pax




Agradece-se a quem estiver interessado em comparecer que confirme o mais antecipadamente possível (através da caixa de comentários do blog), pois devido à previsivel enorme afluência, a reserva do restaurante terá que ser feita com alguma antecedência.


Aceitam-se sugestões de locais, restaurantes, ementas, datas e tudo o que por bem contribuir para o sucesso da grande farra.


A bem da blogosfera,
o Marreta.

12:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home