quarta-feira, janeiro 09, 2008

Os "riffs" memoráveis

Jimi HendrixJimmy PageEric Clapton

Durante a recente prospecção sobre a produção musical de 66, reparei que um dos “riffs” de guitarra mais célebres de todos os tempos - Satisfaction, dos Rolling Stones - é deste ano, tal como um outro, este bem menos conhecido, o de Clapton em “All your love” (in. LP Bluesbreakers), ao qual posteriormente o ilustre guitarrista acrescentou mais uns quantos em número dificilmente contabilizável, durante a sua permanência nos Cream, e sucessivamente nos Blind Faith, Derek & The Dominoes e a solo.

Falo destes dois meramente a título de exemplo, porque o ano foi fecundo em momentos altos, mas ao que eu queria chegar era à “responsabilidade” destas inspirações - do virtuosismo de alguns músicos de excelência, ou os rasgos de outros menos dotados, no sucesso dos grupos/intérpretes - têm na sedução que a arte tem sobre nós.
Ora e já que se fala de riffs de guitarra inolvidáveis, vinha convidar quem me lê a eleger aqueles que foram os 10/20 melhores riffs de que se lembram. Não falo de canções - as dos Cream ou de Jimi Hendrix, mesmo as de alguns músicos “heavy”, são pródigos em solos, mas não é disso que falo - mas só mesmo de riffs, por ex. “Satisfaction”, “You really got me”, “Layla“, “Smoke on water” ou “Bo Diddley”.
No fim se farão as contas e se verá quais os riffs memoráveis.

Led Zeppelin - Kashmir

5 Comentários:

Blogger JC diz que...

"Somebody Help Me" e, principalmente, Gimme Some Lovin' - Spencer Davis Group. Ok?
JC

8:00 da tarde  
Blogger Abrenúncio diz que...

"Smoke On The Water" - Ritchie Blackmore.
Saudações do Marreta.

10:01 da manhã  
Blogger ié-ié diz que...

Não me esqueci da minha lista. Já tenho uns 10.

LT

7:09 da tarde  
Blogger spring diz que...

olá Yardbird!
todos estes nomes são incontornáveis, tal como a sua arte nas cordas, deixo por aqui mais um nome: Robert Fripp.
Abraço cinéfilo

11:23 da manhã  
Blogger ié-ié diz que...

Só vou aos 10:

01 - I Feel Fine - Beatles (por ser o primeiro feedback da história do rock - so they say...)
02 - Satisfaction - Rolling Stones
03 - Smoke On The Water - Deep Purple
04 - You Really Got Me - Kinks
05 - Proud Mary - Creedence Clearwater Revival
06 - Sunshine Of Your Love - Cream
07 - Whole Lotta Love - led Zeppelin
08 - Purple Haze - Jimi Hendrix
09 - Wonderful Tonigh - Eric Clapton
10 - Day Tripper - Beatles

LT

12:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home